Mil artes

A arte excluída: Arthur Bispo do Rosário





Referência hoje na arte contemporânea, Arthur Bispo do Rosário é um enigma ainda a ser desvendado. Artista ou louco, vanguardista ou esquizofrênico, o certo é que esse descendente de escravos, marinheiro na juventude e interno da Colônia Juliano Moreira (instituição psiquiátrica no Rio de Janeiro) por mais de 50 anos deixou um legado artístico fora do comum e merecedor de um olhar mais apurado. Bispo se dedicou durante os anos de internação a elaborar intrincadas composições com lixo e sucata, em comunicações fragmentadas que nos leva a reflexões, entre outras coisas, sobre a sociedade de consumo e a situação de exclusão e marginalização de indivíduos como ele. Vale a pena conhecer a obra desse artista, já comparando até a Duchamp, o mestre do Dadaísmo.
Assista abaixo a um vídeo realizado por Fernando Gabeira, tendo Bispo como protagonista. Uma experiência que revela alguns traços dessa estranha e apaixonante trajetória.


fonte: www.daniname.wordpress.com


______________________________________________________






Arte Contemporânea? Não sei o que é, mas eu gosto!

Surpreendente é pouco. O italiano Fabio Vale usa o mármore como se fosse massinha de modelar, construindo esculturas de pura fluidez. Começando pela sua versão da Monalisa que parece ter sido feita de isopor e passando por balões e aviõezinhos de papel, ops, de mármore. Tanto na matéria-prima branca quanto na preta, o resultado é um visual impactante. Veja mais em http://www.zupi.com.br/.

E você, já viu por aí alguma expressão artística que te chamou a atenção? Gostou, mas não sabe bem se pode ser considerada arte? Compartilhe com a gente o seu ponto de vista! É só colocar um comentário aqui e o link da imagem que você selecionou.









Vamos continuar a conversar sobre arte contemporânea? Então aí vai mais uma expressão artística bem interessante.


Todo mundo já brincou de fazer sombras na infância. Pois o artista belga Fred Eerdekens transforma essa simples brincadeira em incríveis obras de arte. Usando vários objetos e materiais em organizações milimétricas, ele consegue formar palavras e frases em instalações cheias de poesia. Veja algumas de suas obras:


Veja mais em www.zupi.com.br

Quer enviar uma sugestão? É só inserir o link nos comentários, logo abaixo.



Mais uma obra que foge do comum: o artista francês Celest Boursier-Mougenot criou uma linda combinação de imagem e som, que chamou de Variation. Em piscinas cujas águas são bombeadas em movimentos suaves, tigelas de porcelanas de diversos tamanhos se chocam produzindo sons muito agradáveis. É a música do acaso. Gostou? Manda mais pra gente!


 _____________________________________________

A arte contemporânea vive nos surpreendendo, com manifestações que constantemente colocam um grande ponto de interrogação em nossas mentes: afinal, isso é arte?  Espanto, incômodo, reflexão, rejeição, são diversas as sensações e sentimentos que a arte realizada em nossos dias pode nos provocar. Mas será que o verbo a ser conjugado pela arte não é esse mesmo, provocar?
 
Convidamos você a responder (ou não) a essa provocação, enviando pra gente as manifestações mais surpreendentes de arte pelo mundo, em vídeos ou fotos e participando do "Mil artes", esse nosso bate-papo sobre as mil formas de se fazer arte. Vamos compartilhar nossas experiências, trocar ideias e, quem sabe, entender melhor essa tal de arte contemporânea. O desafio é reunir aqui mil experiências bem diferentes de arte pelo mundo.
 
Nós começamos com a primeira: esse vídeo que registra uma experiência urbana realizada em Rosenthaler Platz, Berlim, em 25 de abril deste ano. Motociclistas derramaram litros e litros de tintas num cruzamento de intenso volume de trânsito. E aí os carros, bicicletas e motos viraram pincéis, transformando o asfalto numa fascinante tela com formas e cores que vão se entrelaçando. Uma observação: de acordo com o autor, as tintas usadas são laváveis, orgânicas e biodegradáveis, isto é, não fazem mal nem para os carros, nem para o meio ambiente.

 

Agora é com você: envie o próximo e vamos ver como se faz arte nos mil cantos do mundo. Nosso prazo para reunir as 1000 experiências de arte é até 29 de agosto.


Vídeos enviados pelos participantes:

Raphael Oliveira
 

Thiago Gregório

Paulo Henrique


Vitor Lisboa
 

Geylkson

Natália Ton

Marcella Martins


Roney


Layanna Aquino



Chicow












Natália Ton



Layanna Aquino


As aventuras do Homem de lata


Victor


14 comentários:

  1. Um vídeo que mostra que Grafite também é arte!
    http://www.youtube.com/watch?v=7E2nLw2z3vA Grafite e pichação presente no dia a dia das pessoas, colorindo "o cinza" das cidades! o/ #milhazesnomaes

    ResponderExcluir
  2. Vídeo com pinturas em ruas, muito legal.
    http://www.youtube.com/watch?v=NNSGILZb6ZI&feature=related

    ResponderExcluir
  3. Flash Mob em Madri. Arte envolvendo dança e interpretação de uma galera. Arte moderna e interativa. Quem quiser, pode dar uma conferida. http://www.youtube.com/watch?v=YOmRKk6Ej8Y

    ResponderExcluir
  4. Vídeo sobre a exposição que o Banksy fez no Museu de Arte de Bristol, na Inglaterra.
    Vale a pena conferir e pesquisar mais sobre o Banksy caso não o conheça. :P

    http://www.youtube.com/watch?v=lRai9x8aD3A

    ResponderExcluir
  5. Geylkson
    www.vitoriaunderground.com

    Minha sugestao para video de Arte, é sobre Projecoes Mapeadas.

    http://vimeo.com/5818789

    ResponderExcluir
  6. Let’s Colour Project é uma iniciativa mundial para transformar os espaços de cor cinza com cores vivas. O projeto trouxe cores para o Brasil, França, Reino Unido e Índia, onde as comunidades locais arregaçaram as mangas e deixaram escolas, ruas, casas e praças mais coloridas. Foram usadas mais de 120 cores em todo o mundo o que serviu de inspiração para o diretor Adam Berg, que produziu um filme da ação. A captação das imagens durou quatro meses usando todas as locações e pessoas reais que estavam participando do projeto.

    http://www.youtube.com/watch?v=uPpMWaSPt-s&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  7. Vídeo que mostra como foi feito uma "arte" em uma calçada, que deu um efeito bem bacana, mostrando desde os primeiros passos até o resultado!Pura arte contemporânea!

    http://www.youtube.com/watch?v=3SNYtd0Ayt0&feature=related

    ResponderExcluir
  8. Minha sugestao para o video de art...achei interessante.....

    http://www.youtube.com/watch?v=YoFdS5lWXg8&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  9. Quem disse que uma parede velha não pode ser arte?
    http://voxelshow.com.br/images/uploads/tom-hine.jpg
    muito bom

    ResponderExcluir
  10. Olha aí http://vimeo.com/12080326

    ResponderExcluir
  11. Neste blog tem art gráfica muito legal pra postar aqui.
    São as estrelas da Copa em padrões de imagem africanos.
    http://www.muitolegal.net/2010/06/estrelas-da-copa-em-padroes-africanos.html

    ResponderExcluir
  12. http://www.youtube.com/watch?v=5OLP4nbAVA4&feature=player_embedded#! achei a reportagem e fui procurar o vídeo. Muito bacana, tecnologia e arte andando lado a lado xD

    ResponderExcluir
  13. dia 23 é o lançamento .
    sangue vaca tinta alquimia
    http://www.youtube.com/watch?v=tyUMRu-W_Ms

    vai lá

    ResponderExcluir
  14. uma arte urbana fora do comum, vc vai gostar, e parabens pelo trabalho, lembrando q no youtube tem varios trabalho deles .. http://www.youtube.com/watch?v=7EQLpe6mBCY&feature=related

    ResponderExcluir