segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Grafitti ao vivo no Centro de Vitória



O Centro de Vitória vai se transformar numa grande composição de arte a céu aberto. Dia 22 de agosto, na rua Barão de Itapemirim (ao lado do MAES), será feito um grafitti coletivo ao vivo. Conduzindo os trabalhos estarão os integrandes do Instituto TamoJunto, Ficore, Fredone e Ren e os artistas do dia serão os alunos do curso de Desenho Industrial da UFES, orientados pelos professores Jo Name e Priscila Chiste.

A temática da arte do grafitti a ser realizada será totalmente baseada nas obras da artista plástica Beatriz Milhazes, em exposição no MAES até 29 de agosto. Em paralelo ao evento, serão realizadas visitas mediadas à mostra, às 15h, 16h e 17h.

Além disso, os MCs Popay e Jota vão animar o público com apresentações de hip hop, junto com o grupo de rap Virtude e DJ Jack. O sistema de som será do Periférico DUB.

Todo o evento será transmitido ao vivo pelo nosso blog. Não perca!


Grafitti ao vivo Rua Barão de Itapemirim (ao lado do MAES), Centro de Vitória.

Data: 22 de agosto
Horário: 13h às 17h
Entrada gratuita

3 comentários:

  1. Objetivo Geral:

    A presentar e construir com os alunos diferentes olhares e elementos visuais sobre o grafismo Maracá e Cunani "do Amapá", explorando a estética do "feio ou belo" como elemento de pertecimento e emporademento político, questionando a legalidade e a ilegalidade dos grafismos inseridos em nossas vidas, através da diversidade cultural, religiosa, artística, mídiatica, gráfica, virtual...

    Objetivo específico:

    Inserir o tema grafismo Maracá e Cunani no ensino de arte da EE Dr. Murilo Braga (Mazagão-AP), desde os "conceitos teóricos" até os meios de produção, "execução", reprodução cultural-gráfica-virtual;
    Apresentar objetos diversificados com grafismos maracá, cunani e híbridos deslocados de uma esfera para outra e vice versa;
    provocar o olhar do aluno para a produção de um grafismo reconstruído pelo seu olhar sobre os grafismos dos outros, com o proposito de levantar questionamentos e compreensões a respeito do empoderamento ou pertencimento político;
    visitar comunidades e espaços que prooduzem ou expõem grafismos com contextos diversificados (Maruanum, Museu Joaquim Caetano da Silva; Casa do Artesão, Fortaleza de São José de Macapá, a escola, a mídia e a internet);
    discutir com os alunos sobre as possíveis relações, contextos e objetivos das impressões/grafismos que formam o conjunto de escritos, rabiscos e pichações construidas pelos mesmos no segmento escolar;
    produzir um portfolio com grafismos presentes na vida do aluno, com diversas abordagens e perspectivas da vida na escola e nos espaços deslocados pelo mesmo para os lugares onde transita;

    ResponderExcluir
  2. Conteúdo:

    1. Grafismos Maracá, Cunani e híbridos.

    1.1- O que é grafismo para arte?

    1.2- É possível conceituar?

    1.3- Existe uma linguagem Própria?

    1.4- Quais são os caráteres ideologicos dos grafismos?

    1.5- Como começou?

    1.6- Como contaminaram a sua e a minha vida?

    1.7- Por que os grafismo são híbridos?

    2. Representação, pertencimento e emporamento político.

    2.1- Os grafismos mostram a realidade social?

    2.2- Os grafismo me inscrevem em suas realidades gráficas e ideológicas?

    2.3- Como os alunos e as pessoas interagem com o cotidiano social através do grafismo?

    2.4- Por que e para quê? discutir, compreender, questionar, reconstruir visualidades, significados e se inserir no grafismo dos outros por meio do deslocamento dos espaços e das "contaminação" culturais/políticas...

    2.5- Quais são os grafismo da rua que eu levo para a vida na escola?

    2.6- Por que o grafismo vive na transposição da legalidade/ilegalidade?

    3.3- As faces híbridas do grafismo.

    3.1- Que tipos de grafismos você conhece?

    3.2- Quais são as particularidades e os caráteres ideológicos desses grafismos?

    3.3- De que forma o outro lhe inseriu no grafismo produzido ou estudado por ele?

    3.4- Que tipo de grafismo você produz, usa ou se apropria?

    3.6- O seu grafismo vive na Legalidade/ilegalidade?

    3.7- por que o seu grafismo é legal/ilegal?

    4. O que a cultura visual nos fala sobre os grafismos no espaço do ensino de arte ou na produção artistica?

    A cultura visual marca um encontro do aluno com os grafismos, através da visualidade e busca instigar, provocar, questionar, olhares e conceitos do aluno em busca de compreensões dos inúmeros questionamentos ou descasos que os mesmos fazem sobre o grafismo. A cultura visual não é estática e nem fechada a diálogos. É aberta a conversas pesquisantes em busca da compreensão do sujeito para com suas práticas sociais por meio da inserção do grafismo na visualidad em formas de olhares, significados e fazeres diversificados de diversas esferas...

    Nós instiga a questiona as faces do grafismo.

    A olhar de forma diferente para os nossos grafismos e para os grafismos dos outros.

    Faz o aluno se reconhecer dentro dos seus grafismos ou nos grafismo os quais ele é inserido.

    Faz o aluno compreender o por que de sua inserção no grafismo do outro.

    Apresenta meios para o aluno construir seus próprios olhares, significados e visualidades.

    Quanto mais o sujeito (aluno) olhar para os grafimos de forma diferente mais chance terá de ser um sujeito crítico, aberto, tolerante, compreensivo e capaz de interagir com suas práticas e com as práticas dos outros nos espaços os quais transita e se "contamina" dentro da legalidade/ilegalidade por meio dos deslocamentos e entranahamentos...

    de que forma o grafismo eu sou inserida no grafismo dos outros?

    os grafismos podem ser espaços que se deslocam e contaminam as pessoas?

    ResponderExcluir
  3. Referencias visuais e teóricas

    Entranhamentos e deslocamentos virtuais

    http://maracaartegraffitiap.blogspot.com/2010/10/maraca-e-cunani.html

    http://maracaartegraffitiap.blogspot.com/2010/10/maraca-e-cunani.html

    http://candangofc.blogspot.com/search/label/DESAFIO%20CANDANGO%20FOTOCLUBE

    http://sandracajado.com.br/2011/05/17/grafismo/

    http://www.coisinhasdasussu.com.br/suzana/design/o-grafismo-de-nikki-farquharson/

    http://namodaagora.fashionblog.com.br/153051/Grafismo/

    http://www.portaltudoaqui.com.br/L_noticias.php?cod_not=911

    http://tica-lemos.zip.net/arch2009-08-16_2009-08-22.html

    http://grafismoafricano.blogspot.com/2010/08/blog-post_8411.html?showComment=1319562117743#c9221190020306961255

    5. Produção Visual

    Pesquisar e experimentar através da produção visual a vivência do grafismo em minha vida

    como o meu grafismo pode interagir com o público?

    com quem eu quero interagir através do meu grafismo?

    que esfera do grafismo eu quero entender ou alcançar?

    o que eu vou utilizar para construir meu grafismo?

    onde pretendo expor ou instalar o meu grafismo?

    Qual a relação do meu grafismo com os grafismos de outras pessoas entranhados em minha visualidade?

    o que o meu grafismo desloca da arte e das esferas visuais?

    ResponderExcluir